Pilates

       O Pilates começou com o JOSEPH HUBERTUS PILATES que nasceu na Alemanha em 1880, era uma criança muito doente que sofria de asma, febre reumática e raquitismo. Ele era uma pessoa muito determinada e essa determinação fez com que ele estudasse diferentes formas de movimento para se tornar forte fisicamente.

Todo os exercícios de Pilates eram baseados no fortalecimento muscular e alongamento.

Pilates emigrou para os EUA e em Nova York fundou o estúdio e seu método ficou conhecido como Contrologia. Apesar de todos os problemas de saúde Pilates teve uma vida longa e saudável e em 1967 com 87 anos faleceu.

O método de Pilates hoje em dia não é mais usado somente como atividade física, mas sim na reabilitação podendo tratar diversas patologias.

Os exercícios são executados sempre com muita atenção, pensando sempre quais musculaturas estão atuando em determinado movimento, pois se sua mente e corpo trabalharem juntos todos os movimentos serão executados com mais eficiência. Isso é corpo e mente interagindo.

Pilates explicava que existia um centro de forças o Powerhouse e dizia que o corpo humano tem esse centro onde se originam todos os movimentos que são os glúteos, parte inferior das costas, abdômen e assoalho pélvico. O powerhouse existe para estabilizar o dorso permitindo um alongamento axial, quando esses músculos abdominais estão contraidos e a postura está correta, não exixtirá dor lombar, por isso é muito importante a realização dos movimentos com o powerhouse ativado.

Todos os movimentos do Pilates tem que ser fluidos e o mais harmônico possível, eles devem ser contínuos e ritimados.

Quanto a respiração ela é muito importante para manter a circulação do sangue limpa e isso é o resultado da respiração correta e como regra geral deve-se inspirar (puxar o ar) quando se prepara para fazer um movimento, e expirar (soltar o ar) quando se executar o movimento.


Hoje em dia está cada vez mais comprovado a importância da atividade física na prevenção de doenças, e com o aumento da procura por atividades físicas gerou uma necessidade de outros tipos de abordagem, pois ficou provado que as aulas em grupo não se respeita o limite fisiológico e nem biológicos de cada indivíduo. E assim é como surgiu o "bum" do PILATES com aulas personalizadas que se for bem executada não acarreta em danos e sim em promoção á saúde.

E Assim é o PILATES

PRATICAR O PILATES É PRATICAR SAÚDE!!!