v Fisioterapia Pediátrica e Neonatológica - Especialidade que utiliza de métodos e técnicas próprias para o tratamento de enfermidades neurológicas e cardiorrespiratórias de crianças. Dentre elas podemos citar o aumento do fluxo expiratório, a expiração lenta e prolongada, a desobstrução rinofaríngea retrógrada, a glossopulsão retrógrada, o posicionamento no leito e o reequilíbrio toracoabdominal.
v Fisioterapia Geriátria e Gerontológica - Estuda, previne e trata as disfunções decorrentes do processo de envelhecimento, mediante a administração de condutas fisioterapêuticas, prevenindo quedas e promovendo a recuperação funcional global de pessoas idosas.
v Fisioterapia Dermatofuncional (ou Fisioterapia Dermatológica) - Especialidade da fisioterapia que diagnostica, estuda e trata as afecções dermatológicas e intertegumentares. Utiliza procedimentos próprios para doenças dermatológicas com raio laser, infravermelho ou ultravioleta para evitar ou reduzir retrações musculares e acelerar os processos de reparação e cicatrização, além de tratar queimaduras.
v Fisioterapia do Trabalho - atua em empresas e/ou organizações detentoras de postos de trabalho, intervindo preventivamente e/ou terapeuticamente de maneira importante para a redução dos índices de doenças ocupacionais. Também conhecida em associação com Ergonomia.
v Fisioterapia Uroginecológica e Obstétrica - Administra procedimentos próprios que visam a conscientização corporal e a utilização dos recursos terapêuticos na incontinência urinária e fecal masculina e feminina, no vaginismo, na endometriose, na tensão pré-menstrual, na dismenorréia, na dor pélvica crônica, entre outros. A atuação fisioterapêutica é muito importante no período gestacional, a fim de tratar as alterações posturais e algias decorrentes da gestação, a minimização do edema gestacional com auxílio da drenagem linfática manual e, ainda, a preparação da gestante para o período pós-parto, com exercícios de fortalecimento de períneo e músculos abdominais.
v Fisioterapia Neurológica - Área da fisioterapia que visa ao estudo, diagnóstico e tratamento de distúrbios neurológicos que envolvam as funções neuromotoras; por exemplo, pacientes que sofreram um acidente vascular encefálico (AVE). A fisioterapia neurofuncional induz ações terapêuticas para recuperação de funções, entre elas a coordenação motora, a força, o equilíbrio e a coordenação. A terapêutica em fisioterapia neurológica baseia-se em exercícios que promovam a restauração de funções motoras, de forma a resolver deficiências motrizes e aperfeiçoar padrões motores, com importante fundamentação nos princípios neurofisiológicos da facilitação neuromuscular proprioceptiva.
v Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica - Estuda, diagnostica e trata as disfunções musculoesqueléticas, de origem ortopédica, reumática ou decorrente de traumatismos. Utiliza os recursos terapêuticos para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores de pacientes com fraturas, traumas musculares e entorses. Fisioterapia Cardirrespiratória - Utiliza técnicas e manobras que visam melhorar a dinâmica respiratória e a distribuição do ar inalado no pulmão, remover secreções brônquicas, obtendo assim melhor função respiratória. Além das técnicas manuais, existem diversos equipamentos que auxiliam na obtenção destes resultados.
v Fisioterapia da ATM - Atua principalmente na saúde bucal em conjunto com a Odontologia, tratando de disfunções da articulação temporomandibular. Fisioterapia Desportiva - Atua diretamente nas atividades esportivas, na preparação, prevenção e recuperação de lesões no processo de reabilitação de atletas em clubes, times, academias, etc.
v Fisioterapia Veterinária - É a prática da fisioterapia aplicada aos animais. Realizada pelo Médico Veterinário, utiliza algumas técnicas da fisioterapia humana e outras específicas, como determidados exercicíos e aparelhos já adaptados ao uso em animais.
v Fisioterapia Mastológica – Oncológica - A fisioterapia em oncologia é uma especialidade que tem como objetivo preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas do paciente, assim como prevenir os distúrbios causados pelo tratamento oncológico.O fisioterapeuta oncológico deve estar apto para desenvolver suas atividades com pacientes infantis, adolescentes, adultos jovens e idosos, em situações que vão desde a cura aos casos em que ela é irreversível, e desenvolver seus programas de tratamento dentro deste contexto. O profissional dessa área deve saber lidar com as seqüelas próprias do tratamento oncológico, atuando de forma preventiva para minimizá- las.
v Fisioterapia Ergonômica - A ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho, tais como, a iluminação, os ruídos e a temperatura, que geralmente são conhecidas como agentes causadores de males na área de saúde física e mental mas que o estudo procura traçar os caminhos para a correção. O seu objetivo é aumentar a eficiência humana através de dados que permitam que se tomem decisões lógicas.